Revista Espírita

Sobre a Homeopatia

 

Títulos

 

A homeopatia (do grego homoios, semelhante + pathos, doença), que é, essencialmente, um método terapêutico baseado no conceito de que os sintomas das doenças devem ser combatidos com medicamentos capazes de produzir os mesmos sintomas no homem são, foi idealizada na primeira metade do séc. XIX pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843).

 

A MEDICINA HOMEOPÁTICA (Samuel Hahnemann - agosto de 1863)

DA HOMEOPATIA NAS DOENÇAS MORAIS (março de 1867)

DA HOMEOPATIA NO TRATAMENTO DAS DOENÇAS MORAIS (junho de 1867)

RAZÃO PELA QUAL A HOMEOPATIA TRIUNFA (Sto. Agostinho - agosto de 1863)

 

 

 

 

 

 

Magnetismo animal  (do gr. e do lat, magnes, imã), assim chamado por analogia com o magnetismo mineral. Tendo a experiência demonstrado que esta analogia não existe, ou é apenas aparente, esta denominação deixa de ser exata. Todavia, como está consagrada por um uso universal, e como, além disso, o epíteto que se lhe acrescenta não permite equívoco, haveria mais inconveniência do que utilidade em mudar este nome. Algumas pessoas substituem-na pela palavra mesmerismo(*); entretanto esta expressão até agora não prevaleceu.

 

O magnetismo animal pode ser assim definido: ação recíproca de dois seres vivos por intermédio de um agente chamado fluido magnético.

 

Allan Kardec in

Instruções Práticas

sobre as Manifestações Espíritas.

 

(*) Mesmerismo; de Mesmer, nome próprio. Doutrina de Mesmer. Tratamento pelo magnetismo. Franz Anton Mesmer (Iznang, 23 de maio de 1734 - Meesburg, 5 de março de 1815) foi médico alemão. Kardec estudava-lhe as teorias quando foi despertado pelos fatos espíritas.

 

O magnetismo foi o primeiro passo para o conhecimento da ação perispiritual, fonte de todos os fenômenos espíritas; o sonambulismo foi a primeira manifestação de isolamento da alma. A frenologia provou que o organismo cerebral é um chaveiro a serviço do princípio inteligente para a expressão das diversas faculdades; contrariamente à intenção de Gall, seu fundador, que era materialista, serviu para provar a independência do Espírito e da matéria. A homeopatia, provando a força da matéria espiritualizada, se liga ao papel importante que o perispírito desempenha em certas afecções; ela ataca o mal em sua própria fonte que está fora do organismo, do qual a alteração não é senão consecutiva.

 

Sto. Agostinho

Leia mais sobre Homeopatia

 

 

Ir para a

Revista Espírita

Página 1

Página 2

(Artigos organizados em ordem alfabética)

Mapa do Site

Ir ou Voltar para - > SOBRE A MEDIUNIDADE CURADORA

 

Página inicial